Dica do blog: Receitas à base de berinjela

Pesquisa indica que legume combate o colesterol
Apesar do outono já ter chegado, a alta temperatura ainda marca os termômetros da região. Um alimento bem recomendado para nesta época do ano é a berinjela, legume que permite preparar diversos pratos, como cuscuz, suflê, tortas, saladas e lasanhas. A recomendação também é benéfica do ponto de vista científico: Um estudo experimental realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL - o mais nocivo ao organismo. Realizada em coelhos, a pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em até 30% o colesterol no organismo dos animais, o que sugere benefícios também para humanos.
Pensando nisso, o Chef Lino, proprietário da Cantina Bella Itália de Bragança Paulista há 25 anos, sugere duas receitas para incluir a berinjela em seu cardápio diário, de uma maneira simples e com muito sabor. A primeira chama-se “Berinjela a Caponata”, um prato vegetariano italiano preparado à base de berinjelas, tomates, pimentão e temperos que, cada vez mais, torna-se popular em todo o mundo. A segunda receita é ainda mais simples e os antepassados do Chef Lino a chamavam de “Filetto de Melanzane” (bifinho de berinjela).

Berinjela a Caponata
 Ingredientes para uma bandeja:
- 2 berinjelas em tirinhas
- 1 pimentão vermelho em tirinhas
- 2 cebola em tirinhas
- 4 dentes de alho triturado
- 100 ml de azeite
- 1/4 xícara de vinagre de vinho
- 1/2 xícara de uva passas brancas
- 1 colher de sopa de orégano
- 1 colher de chá de pimenta do reino
- sal a gosto

Modo de Preparar
Corte as berinjelas e o pimentão em tiras com casca e tudo. Fatie as cebolas e corte em tiras também. Coloque tudo em uma travessa e tempere com o alho, o vinagre, o azeite, o orégano, a pimenta-do-reino e o sal. Leve ao forno por mais ou menos meia hora, misturando tudo a cada 10 minutos.
Depois de assado, deixe esfriar e acrescente a uva passa.
Sirva com pão italiano ou com pequenas torradas regadas com azeite de oliva e polvilhadas com orégano.
  
Filetto de Melanzane
Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 berinjelas em rodelas
- 100 ml de azeite
- 1 colher de sopa de alho torrado e granulado
- 1 colher de sopa de ervas de Provença
- 1 pitadinha de pimenta do reino
- 1 pitadinha de sal

Modo de Preparar
Corte as berinjelas em rodelas com mais ou menos seis milímetros de espessura. Coloque uma chapa (de preferência com ondulações) no fogo e doure as berinjelas sem óleo algum.
Em um pilão ou simplesmente em um potinho misture os demais ingredientes vigorosamente. Assim que as fatias de berinjela saírem da chapa, pincele um pouco deste tempero nos dois lados da mesma.
A berinjela feita desta maneira substitui perfeitamente a carne da refeição.

Sobre o Chef Lino:
Chef Lino, que atua com a gastronomia italiana, é formado pela Escola Alberghiera Santa Marta, em Pesaro, na Itália. Há mais de 25 anos é proprietário da Cantina Bella Itália, situada em Bragança Paulista e seguidora dos costumes e tradições trazidos da região molisana.  Atualmente, é Presidente da Associação de Bares e Restaurantes Sabores de Bragança e Presidente do Conselho Municipal de Turismo da cidade. É autor do livro “Histórias e Receitas dos Sabores de Bragança” e leciona cursos para garçons. Além disso, foi o Chef Revelação da Feinco 2011 (Feira Internacional de Caprinos e Ovinos).  Suas receitas e programas podem ser acessados através do site: www.saboresdebraganca.com.br.
FONTE: Assessoria

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem