Nutrição: A Dieta Ortomolecular no combate aos metais tóxicos em nosso corpo


* Dra Sylvana Braga
Nem todos sabem, mas estamos expostos diariamente a inúmeras substâncias maléficas que podem acarretar em doenças com sintomas físicos e mentais. A poluição, os produtos químicos, os herbicidas, os cosméticos e os aditivos alimentares são fontes de metais pesados, como o alumínio, cádmio, chumbo e mercúrio.
A intoxicação por esses metais se desenvolve de modo lento e pode causar danos ao metabolismo celular e comprometer as funções fisiológicas do corpo. A Dieta Ortomolecular contribui para a eliminação de metais de alto peso molecular e, quando se elimina algum metal, logo os demais são estimulados a serem eliminados por semelhança.

Veja onde os metais tóxicos podem ser encontrados e seus riscos e consequências:

Alumínio
Onde encontrar: água potável, queijo, sal, latas de conservas, embalagens e panelas de alumínio, filtro de cigarros, utensílios de cozinha (facas, garfos e colheres), perfumes, desodorantes, cremes e pastas de dente. Partes afetadas: estômago, ossos e cérebro.
Efeitos: dor de cabeça, prisão de ventre, falta de energia, cólicas abdominais, fraqueza geral, pele e boca seca, confusão mental e irritabilidade.

Cádmio
Onde encontrar: peixes, farinhas refinadas, chás, café, cigarro e baterias elétricas.
Partes afetadas: córtex renal, sistema nervoso, vasos sanguíneos, rins e coração.
Efeitos: aumenta o risco de câncer e depressão, hipertensão, hipotensão, danos nos rins, perda de apetite e de olfato.

Chumbo
Onde encontrar: leite, vinho, uísque, gasolina, cigarro, bateria, tintas de parede e brinquedo, cosméticos (tinta de cabelo) e alimentos: fígado e vegetais (cultivados em áreas industriais).
Partes afetadas: ossos, fígado, rins, pâncreas, coração, cérebro e sistema nervoso.
Efeitos: fraqueza, apatia, perda de memória, prisão de ventre, queda de cabelo, zumbidos, depressão, hipertensão arterial, inflamação nos rins e tendência a aborto espontâneo.

Mercúrio
Onde encontrar: água, alimentos (peixes e frutos do mar), açúcar, tomate, fungicidas, pesticidas, filtros de ar-condicionado e creme clareador da pele. Partes afetadas: membranas celulares, sistema nervoso e centros de dor e apetite. Efeitos: conjuntivite, diarreia, depressão, memória fraca, hepatite, convulsões e perda de apetite e peso.
Em algumas ocasiões, esses metais pesados deslocam os minerais essenciais. O chumbo, por exemplo, desloca o cálcio, ferro, cobre e zinco, fazendo com que eles fiquem em déficit no organismo. Já o cádmio, desloca o zinco e afeta a absorção de cobre.
É importante saber que, muitas vezes, estamos contaminados por mais de um metal tóxico e os sintomas podem se sobrepor ou serem intensificados. Por isso, é essencial o acompanhamento com um especialista e o tratamento através da Medicina Ortomolecular.

Sobre a Dra. Sylvana Braga
* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem