Evento. Confira a programação do Petrópolis Gourmet



Um dos mais importantes pólos gastronômicos do Brasil, a região serrana do Rio de Janeiro abre a alta temporada, em novembro, com a 12ª edição do festival Petrópolis Gourmet. Serão 10 dias de programação em Petrópolis, a Cidade Imperial, incluindo o Centro Histórico, bairros e distritos como Itaipava, Araras, Secretário e Pedro do Rio, entre os dias 10 e 20 de novembro, quando 15 mil pessoas devem participar das atrações do evento.
Este ano, o Petrópolis Gourmet tem como tema ‘Os sabores da nossa terra’, com uma homenagem à gastronomia dos estados da Região Sudeste. Vinte e oito restaurantes participam do festival, com o desafio de preparar menus especiais que ressaltem a diversidade e riqueza das culinárias carioca, capixaba, mineira e paulista.
O Palácio de Cristal – um dos mais importantes pontos turísticos de Petrópolis - será um dos principais locais com programação do evento na região. Lá, será montada uma tenda externa e funcionará o ‘Palácio Gourmet’, com oficinas gastronômicas, harmonizações e venda de produtos. O Palácio Gourmet também vai funcionar como uma central de informações das atrações do festival.
A programação começa no dia 10 pela manhã, com o Concurso de Pizzaiolo, das 9h às 13h, no Palácio Gourmet. Em seguida, no mesmo local, haverá o Gourmet Kids, das 11h às 13h. O chef Barão conduz a oficina “Cozinha de Autor”, das 13 às 14h30. Outro destaque será a oficina dos chefs Cristina Pellegrini e Lo Presti, que ensinarão a preparar o Cuscuz Paulista.
A cervejaria Bohemia também participa do festival com palestras no Palácio de Cristal, nos dias 12, 13 e 15 de novembro. No dia 17, o chef Pedro Pernambuco (foto) ensina a preparar Pão Capuccino das 14h às 15h30. No mesmo dia, Pedro Troyack ministra oficina de Cerveja Artesanal, das 20 às 21h30.
O curso ‘Free Style Pizza’ – pizza acrobática - com o pizzaiolo italiano Patrick Catapano, é outro destaque do festival e acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro, no Palácio de Cristal.
Petrópolis possui grande rede de restaurantes, cafés e bares e apresenta uma charmosa paisagem de cidade serrana, aconchegante e histórica. O evento tem a proposta de valorizar chefs locais e revelar talentos. A maioria das atividades é gratuita.
O festival também terá ações sociais. O curso pizzaiolo social vai ensinar jovens de comunidades carentes, além de inseri-los em estágios após o evento.
O Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da Cervejaria Bohemia, FMP- FASE Faculdade Arthur Sá Earp Neto, SENAC, e apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis/ Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria  de Turismo  do Estado  e Turisrio. O evento é organizado pela Promove Arte &Eventos, com curadoria dos chef Barão (Restaurante Barão Gastronomia), Vera de Oliveira (Restaurante Oliveiras da Serra) e Antonio Lo Presti (Pizzaria DiFarina).

Serviço – Petrópolis Gourmet

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem