Bistrô da Valéria: cinco anos de boa gastronomia em Secretário


No coração de Secretário existe um lugar especial que faz você se esquecer no mundo: o Bistrô da Valéria. O restaurante chega aos cinco anos com uma soma de conquistas, ocupando lugar de destaque na gastronomia, tendo como foco principal o público petropolitano. Na direção da casa está George Court, com seu vasto conhecimento de administração e experiência no ramo de hotelaria; Valéria Barros no comando da cozinha e os filhos Carolina e Diego: ela no atendimento e ele na pizzerie gourmet. 
O local tem um charme todo especial e abriga 32 lugares. Funciona em uma casa da década de 50 que foi adaptada, mas que ainda mantem parte da sua originalidade nas janelas e pisos e, de quebra, ainda possui mesas de madeira espalhadas na varanda, um convite à tranquilidade e ao comer bem.
Valéria de Barros, que em 2011 foi a chef vencedora do Petrópolis Gourmet, dispensa apresentação. É dessas pessoas que imprime paixão em tudo que faz e não esconde de ninguém sua paixão pela gastronomia. “Hoje não me imaginaria fazendo outra coisa”, afirma. É ela quem responde sozinha pela execução de um cardápio com mais de 20 itens e aos fins de semana ainda sobra criatividade para elaborar pratos novos para as ‘sugestões do chef’ que são enviadas aos frequentadores da casa. “O vol - au - vent de alho poró e queijo (entrada) e a cuca de banana (sobremesa) estão entre os mais pedidos dos clientes”, conta.   É o caso de Angela e Jeferson Todday, Eli e Dadá Ribeiro, Guilherme Albuquerque, Júlio Ribeirinho e
Keila, Cláudio Kallenback que frequentam o bistrô desde o início. Por lá também é possível se encontrar famosos, como Ciça Guimarães, Reinaldo Gonzalez, Roberto Bomfim e Maria Carmem Barbosa. Essa última foi até homenageada no cardápio com um prato que leva seu nome.
E por falar no cardápio, o do Bistrô reúne sabores que remetem à família, mas com um toque de sofisticação, entre eles o Prato Alemão (salada de batata tradicional, com salsicha frankfurter, chucrute e kassler) que ganha em disparada. Ouros que também estão na lista dos mais pedidos são Sobrecoxas desossadas na cerveja preta (servidas com batatas, mini cebolas cozidas no molho e arroz branco), Escalopes à
Maria Carmen Barbosa (escalopinhos de filet ao molho ferrugem com champignon e linguine), Curry de filet de frango (cubos de filet de frango com molho curry, arroz branco e batata palha). “Aqui no bistrô trabalhamos com produtos que são comprados semanalmente, para garantir a qualidade”, comentou a chef. Ela contou ao Caderno de Gastronomia do Petrópolis em Cena que guarda segredos de família para elaborar alguns de seus pratos, como a salada de batata (herança da parte alemã da família de seu marido) e o brownie (da parte inglesa). Ficou curioso (a)? Então não deixe de conhecer o Bistrô da Valéria, que funciona de quarta a sábado de 12h às 22h e aos domingos de 12h às 17h. Já a Pizzeria Gourmet funciona sexta e sábado de 17h às 22h e, aos domingos, de 14h às 21h. O local é climatizado e possui Wi-Fi. Telefone: (24) 2228-1445.


“Cozinhar é a minha terapia, não me imagino fazendo outra coisa.”
(Chef Valeria de Barros)
                                                                                                                 




Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem