Cozinha também é lugar de criança

Chef Silvia Vogel ministrando curso de gastronomia para crianças

por Anna Paula Di Cicco
Se antes a alegria da criançada era brincar de massinha, hoje o termo “mão na massa” ganha outro sentido. Agora o cenário da diversão é a cozinha e os brinquedos são ingredientes, temperos, aromas... As regras do jogo? Receitas! E é nesse clima de farra saudável que a chef Silvia Vogel compartilha seus conhecimentos gastronômicos com os pequenos.
Advogada pela paixão à justiça e confeiteira por amor e pelo sangue, a cake designer e
pâtissier confessa o cômodo que mais frequentou quando era criança. “Sou descendente de alemães e minha infância teve grande parte na cozinha com a realização de pães, cucas e bolos”, diz Silvia, que retornou à gastronomia de fato em 2011.
Foi por meio de um concurso de pizzas do Petrópolis Gourmet, no qual ficou em segundo lugar na categoria amadores, que Silvia foi impulsionada a montar seu próprio negócio, a Doceria Encantada – Pâtisserie de la Sisi, onde trabalha com bolos, tortas e sobremesas que variam das mais simples às sofisticadas.
Mas a paixão por trabalhar com crianças falou mais alto e ela então abriu mais uma opção em seu leque de compromissos. “Meu trabalho com crianças teve início quando fui chamada para participar de um quadro em um programa de televisão com crianças, onde elas me ajudavam na realização de bolos, sobremesas e decoração”, explica.
Foi assim que surgiram os cursos de gastronomia para crianças. As aulas coletivas, para que haja interação entre os “mini-chefs”, são ministradas em eventos, restaurantes, parques e até mesmo na casa das crianças. “Elas colocam a mão na massa, participando da produção do alimento e, após, finalizam com a decoração”, explica a chef ressaltando que, dependendo da faixa etária, a parte decorativa e de ornamentação ganham mais espaço.
Além das aulas simples, Silvia também comanda o “Arte&Cozinha”, que é um trabalho inovador em parceria com o produtor e músico Alexandre Fontes, no qual as crianças aprendem a cozinhar, criar músicas, tocar um instrumento e fazer teatro.
E como o intuito é mexer com a criatividade, a inserção de produtos naturais e saudáveis faz parte do preparo dos alimentos. Um exemplo disso é o bolo de beterraba, ingrediente nem sempre aceito entre a criançada, mas que preparado de uma forma divertida, cai na graça dos cozinheirinhos, assim como os sucos naturais, sanduiches com legumes e verduras, frutas animadas, pizzas e pães integrais, além do trabalho com a massinha de modelar comestível.
Sobre o retorno desse trabalho, Silvia pontua como gratificante e contagiante! “O meu prazer é ver a alegria e a admiração no rostinho deles. Isso nos torna crianças novamente, renovando nossas energias para dar continuidade ao nosso trabalho”, diz a tia e madrinha coruja que ainda sonha em ter filhos.
Para quem ficou interessado em apresentar a gastronomia para os pequenos de casa, no dia 11 de outubro, em comemoração à semana da criança, a chef Silvia Vogel realiza uma oficina de culinária com os “Petits Chefs” no restaurante Tartufo, em parceria com o Brechó Chic, em Araras. “Eu costumo dizer que é uma brincadeira de massinha, onde no final todo mundo se diverte comendo. É uma aula de aprendizado, ensinamentos, disciplina e muita diversão”, finaliza. Vale a pena conferir!

Serviço
“Arte&Cozinha” com Silvia Vogel
Contato: (24) 98827-9520
doceriaencantada.blogspot.com.br



Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem