Petrópolis terá Feira Mensal de Cervejas Artesanais


Finalmente chegou o evento que Petrópolis, berço da cerveja brasileira, merece. O calendário de eventos da cidade ganha sua própria feira mensal de cervejas artesanais, com direito a muito lúpulo e puro malte. A primeira edição da Deguste será no dia 30 de janeiro, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), das 11h às 22h, com show das bandas Taruíra e Molho Inglês (cover dos Beatles e Rolling Stones). A feira, que traz grande valor para o município, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e da ACervA Petrópolis – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Petrópolis.
São presenças confirmadas no evento as Cervejarias Bohemia, Antuérpia, DuZé, Imperatriz, Cazzera, Da Corte, Real e Buda, e os trucks Aconchego Carioca (bolinho de feijoada), Papo de Japa (comida japonesa) e Expresso Tapioca (tapioca e pastel). A ACervA Petrópolis também estará presente e vai produzir uma cerveja durante o evento para ser apresentada na próxima edição. Haverá ainda o Agridoce, um Espaço Gourmet que vai executar pratos que harmonizam com a cerveja, e o Espaço Circo, com atividades interativas para adultos e crianças.  
Rafael Avancini, um dos realizadores, explica que a ideia surgiu a partir do desejo dele e do sócio, Rodrigo Duarte, apreciadores de cerveja artesanal, de desenvolver em Petrópolis um evento que divulgasse e promovesse as cervejas de boa qualidade produzidas na região. “Queríamos reforçar a vocação histórica da cidade com relação à cerveja, uma vez que temos a colonização alemã, a pureza da água e a primeira cervejaria do Brasil. Esperamos que o público se identifique com a feira, pois estamos trabalhando para transformá-la num evento muito agradável para todos os públicos e, acima de tudo, que cada dia mais ao invés de beber cerveja, venha degustar a cerveja”, disse Rafael.
Entre os principais objetivos da feira estão transformar Petrópolis na capital da cerveja artesanal, fomentar o turismo e gerar receita para a cidade, fortalecer o setor de cervejarias artesanais na região serrana do Rio de Janeiro, promover e divulgar as marcas de cervejas, ampliar o mercado consumidor e abrir oportunidades de negócios.
De acordo com a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal existem hoje no Brasil cerca de 300 microcervejarias, com faturamento de aproximadamente R$ 2 bilhões ao ano. E o segmento está em plena expansão. As cervejas artesanais vêm ganhando reconhecimento e espaço ao levar algo diferenciado a um mercado consumidor acostumado com produtos industriais de massa, que chega a pagar cerca de três vezes mais por uma cerveja artesanal, se comparado a uma convencional.
Reunindo as principais cervejas artesanais da cidade, food trucks e muita música, a Deguste já nasce sendo um sucesso. Em fevereiro não haverá a edição da feira, mas a partir de março ela será mensal.

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem