Mãe empreendedora: trabalho duplo, sucesso em dobro

Patrícia Fernandes, da Melpão, com a Letícia. 



por Anna Paula Di Cicco*

“Conciliar a maternidade com o empreendedorismo é uma tarefa muito difícil, mas muito prazerosa”, é assim que Patrícia Fernandes, proprietária da Panificação Melpão, define seu dia-a-dia. Hoje, a pequena Letícia tem 10 anos, mas desde bebê acompanha a rotina da mãe coruja. “Muitas manhãs saí para trabalhar às 5h com minha filha, com seis meses, nos braços. Até os dois anos ela ficava em tempo integral comigo”, lembra. Hoje, por conta da correria com os negócios, Patrícia se sente ausente em alguns momentos importantes e especiais na vida de Letícia. Mas por outro lado, ela vê o gosto, a admiração e o carinho que a filha tem por seu trabalho.
E nessa família, assim como em tantas outras, o gosto pela culinária é passado de mãe pra filha. “A culinária na minha casa sempre teve um grande destaque, pois além de minha mãe cozinhar muito bem – com quatro filhos e tanto ela quanto meu pai com origem de famílias numerosas – isso manteve sempre a casa movimentada. Às vezes minha filha fala em continuar o meu trabalho, mas a deixo livre para a escolha que melhor lhe agradar”, conta.
Por outro lado, o empreendedorismo parece correr nas veias de Patrícia. Ela, que quando criança dizia que seria presidente da República, hoje considera seu sonho realizado. “Sou presidente da minha empresa e sempre tive uma queda muito forte para a área de vendas”, conta a empresária que desde os nove anos de idade vivia inventando meios de negociar, vendendo pulseiras de miçangas, de linha com nome, picolé e sacolé. Hoje, os negócios cresceram e Patrícia encabeça a Melpão, uma pequena indústria que atende empresas como mercados, quitandas, mercearias e hotéis. Mesmo não atendendo o público diretamente, a maioria dos petropolitanos já se deliciou com os diversos tipos de pães fornecidos nesses estabelecimentos.
A panificação começou tímida, em 1998, quando o pai de Patrícia, Paulo Sérgio, arrendou uma padaria de bairro com o intuito de ampliar a renda familiar. Anos depois, com mais experiência e reconhecimento, mais precisamente em 2003, nasceu a Melpão, que além dos pães franceses, incluiu em seu leque de produtos os pães embalados como os de forma tradicional, integral, de milho, pães para hambúrguer, para hot-dog, para rabanada e as deliciosas torradas.
Depois de uma longa jornada e muito crescimento, em 2012 a Melpão venceu de vez a “timidez”, e se jogou na estrada, iniciando a rota nas cidades de Areal, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. “Em fevereiro de 2012 fechamos mais uma parceria passando a embalar mais uma marca de uma rede de lojas de Petrópolis e hoje as parcerias aumentaram e já embalamos mais seis marcas próprias além da marca Melpão. Em 2013 expandimos também a rota, atingindo Três Rios, Paraíba do Sul, Levy Gasparian, Anta e Sapucaia”, comemora Patrícia.
Mas tanto sucesso assim exige alguns esforços... E o bom é que a mamãe empreendedora não se arrepende e ainda deixa seu incentivo para as mulheres que pensam em conciliar a maternidade com a vida de empresária. “Se disser que foi fácil, estaria mentindo. Mas foi muito prazeroso. Me sinto vitoriosa, pois lutei. E quando ganhamos tudo de mãos beijadas, não saboreamos a vitória, independente do tamanho de seu esforço ou do seu negócio”.


A Melpão atende empresas como mercados, quitandas, mercearias e hotéis. 




Serviço
Panificação Melpão
R. Bernardo Vasconcelos, 480 – Cascatinha
Tel: (24) 2237-7209

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