Nutrição - Mantendo a forma nas festas juninas



O mês de junho lembra duas datas principais: dia dos namorados e nossa famosa e tão esperada festa junina, que nos dias de hoje as brincadeiras tradicionais estão extintas, então o que fica mesmo na lembrança é a culinária típica cujos comestíveis são elaborados com alimentos ricos em carboidratos, fibras e vitaminas, o que é ótimo para a saúde, mas os originais também vêm cheios de calorias, como pé de moleque, curau, canjica, quentão, doce de abobora, bolo de milho verde, arroz doce... humm varias delicias não é mesmo?
A nutricionista Bianca Strucchi conta que é preciso elaborar versões mais leves desses pratos, sem deixar de preservarem sabores e nutrientes, substituindo os ingredientes secundários, ou seja, optar por leite desnatado, adoçante em pó ou açúcar mascavo e ingredientes light ou diet, tentando sempre fazer o melhor equilíbrio para uma alimentação saudável. Afinal não precisamos nos esconder do mundo e evitar essas festas só por que estamos fazendo reeducação alimentar.
–Ai você que malha o dia todo, fica na sofrência durante a semana, já pensa com tristeza “não vou conseguir resistir as gordices da festa junina, vou ter que sair da dieta por um dia”, mas claro que a nutri não ia permitir isso, para a alegria de todos. Dá para ser feliz sem tanto peso na consciência, garanto! – afirma.
Bianca adianta que durante todo esse mês irá postar varias receitinhas típicas de festa junina em sua pagina no facebook, cujo endereço encontra-se no rodapé da página.
–Vamos ser felizes e comer sem culpa, mas claro, nada de exagero! E para dar água na boca do que está por vir, segue uma de receita rápida e fácil de fazer –, finaliza.


Paçoca fit 



LEGENDA: O doce é de fácil preparo

Ingredientes
300 g de amendoim sem sal
1 colher de linhaça dourada
1 colher de óleo de coco
1 pitada de adoçante em pó

Modo de preparo
Aqueça o amendoim em uma panela misturando por 3 minutos. Jogue no liquidificador e bata até virar um pó.  Acrescente a linhaça dourada, o óleo de coco e o adoçante em pó. Vá batendo no liquidificador, mas pare antes de virar pasta, ficando apenas um pó bem fino.
Faça a paçoca no formato que quiser e coloque em uma forma para ir ao forno por 15 minutos. Sirva e delicie-se.




A profissional
Natural de Teresópolis e radicada em Petrópolis, Bianca Strucchi é graduada em Nutrição pela FMP/Fase e cursa Pós-Graduação em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva pela Universidade Estácio de Sá. É a nutricionista das Academias: One (Centro), ProQuality (Centro) e  K2 Fitness (Bingen). Possui experiências em nutrição esportiva e clinica voltada a doenças crônicas (diabetes, hipertensão, hipo e hipertireoidismo, intolerâncias a glúten e lactose e obesidade). Atende em Petrópolis e Teresópolis em seu consultório ou, ainda, por Home Care ou Personal Diet.



Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem