Vinhos para a estação das flores!



PAPO DE ADEGA - por Flávia Medeiros

Atenção na hora de gelar o vinho
Com a chegada da estação e a elevação da temperatura, é a vez dos branquinhos e rosados ganharem espaço na mesa.
Brancos, rosés e espumantes são boas pedidas para a  época mais aromática e colorida do ano! Gosto muito das opções de aromas, sabores e cores que alguns rótulos trazem nessa época!

Preste atenção na acidez!
Ela dá personalidade ao vinho, principalmente  aos brancos. É a característica que dá a sensação de frescor, e seus aromas são muito versáteis.

Prefira os mais leves!
Existe uma falsa ideia de que brancos e rosés são naturalmente mais leves. Mas isso não é verdade, eles podem ser mais ou menos encorpados. Dos brancos, o sauvignon blanc é bem suave, traz o aroma verde logo ao nariz, assim como o herbácio. Já os rosés, possuem dos mais frutados até aos estruturados. O Brasil brilha quando o assunto é o espumante. "Os brasileiros são os melhores da América do Sul".

Beba gelado ... mas não demais!
Quando fica estupidamente gelado, o vinho não mostra todo sabor. O gelo é ótimo, ajuda a refrescar, mas tem que ser na medida certa. Para não errar, use só um balde com água e gelo. "É a temperatura ideal para a maioria dos vinhos mais refrescantes."

E no jantar?
A primavera permite certas ousadias com a ajuda do horário de verão. Quem costuma degustar a bebida só no jantar pode aproveitar a estação para experimentar também de manhã. Mas beber à tarde, como aperitivo antes de um jantar ou até mesmo sobremesa, é tudo de bom.  
E os espumantes caros leitores....esses não tem horário! Não mesmo!!!

(*) Consultora em vinhos e com especialização na área. No Brasil é uma das poucas profissionais que conta com a certificação Wine & Spirit Education Trust – Level 2. Contato: chateaumedeiros@hotmail.com 


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem