Saudável e com menos caloria!

                               Panettone com colágeno e sem glúten (imagem ilustrativa)

por Bianca Strucchi*

O Final do ano esta chegando e já começamos a nos preocupar com as ceias de Natal e Réveillon, e para quem esta de dieta essas datas são a perdição e o desespero ao mesmo tempo, pois afinal Janeiro esta aí, e principalmente as mulheres querem ficar esbeltas no biquíni novo e mostrar que todo sacrifício do ano valeu a pena.
O Natal é momento de estar em família e comemorar mais um ano de união. E a ceia natalina representa a união entre as pessoas, é quando todos se reúnem e compartilham deliciosos pratos.
Para te inspirar a fazer uma ceia maravilhosa, gostosa e que vai ‘segurar’ a família por muito tempo reunida sem exagerar muito na comilança, ensinarei algumas receitas para ajudar a equilíbrio e, ainda, cortar algumas calorias.

Panettone com colágeno e sem glúten
(Rendimento: 2 panetones médios de 250g)
 
Ingredientes
1 medidor (10g) de colágeno sabor chocolate
1 colher de sopa de essência de baunilha
3 colheres de sopa de leite desnatado ou leite sem lactose
2  xícaras de farinha de amêndoas
1 xicaras de farinha sem gluten ou farinha de aveia
2 colheres de sopa de fermento seco para pães
1 xícara de uvas passas
1 colher de café de sal
1 xícara de água morna
¼  xícara de adoçante de forno 
¼ xícara de castanha do pará em pequenos pedaços
¼ xícara de amêndoas em pequenos pedaços

Modo de preparo
Reúna num recipiente a farinha de amêndoas, farinha sem glúten ou farinha de aveia, o fermento seco para pães, o adoçante e o colágeno. Adicione a água morna, o leite desnatado, o sal, a essência de baunilha, e misture bem. A massa ficará parecida com a de pão.
Acrescente as castanhas, amêndoas, uvas passas e sove bem. Coloque a mistura em 2 formas de panettone e deixe descansar por uma hora e meia. 
Leve ao forno pré-aquecido, deixe por 10 minutos em fogo alto, depois abaixe para forno médio e deixe por, mais ou menos, 30 minutos.
Ao final, antes de tirar do forno, faça o teste do palito para verificar se a massa por dentro não está úmida. 

Bolo natalino
(Porções: 1 forma de bolo inglês)

Ingredientes
150 gr de nozes-pecã
125 gr de damascos
50 gr de gengibre cristalizado
200 gr de frutas cristalizadas
175 gr de farinha de trigo orgânica
1 colher (sopa) de fermento químico
½ colher (chá) de mix de especiarias: canela/cardamomo/cravo ( tudo em pó)
100 gr de manteiga amolecida
50 gr de melado de cana
3 ovos caipira
3 colheres (sopa) de rum
Manteiga e trigo para untar a forma
Frutas secas para decorar
Açúcar de confeiteiro para finalizar

Modo de preparo
Pré-aquecer o forno a 170 graus. Pique as nozes, damasco e o gengibre. Depois, misture o trigo com o fermento químico e com o mix de especiarias.
Faça um creme com manteiga e melado, e vá adicionando os ovos, o trigo e o rum. Em seguida, desligue a ‘pasta’ e incorpore as frutas cristalizadas e as nozes, damasco e gengibre.
Unte e enfarinhe a forma, enchendo-a com a massa. Reduza a temperatura para 150 graus e asse por uns 50 minutos, ou até dourar bem em cima. Estará no ponto quando você espetar um palito e ele sair limpo, sem a massa grudar.
Deixe esfriar e envolva o bolo com folha de alumínio. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o doce e finalize com as frutas secas.
Dica: O ideal é deixá-lo envolto no papel alumínio por 3 dias antes de consumir, assim ele concentra os sabores do bolo.

Mais receitas
Nada melhor do que comemorar datas especiais com a família, mesmo para àqueles que
estão de dieta. Ninguém precisa se sentir excluído ou deslocado. Essas e outras receitas natalinas você pode conseguir me enviando um e-mail: biancarsnutricionista@gmail.com. Ou se preferir pode passar na Nutrizen (restaurante que presto consultoria), que também estarei trabalhando com algumas opções natalinas como Rabanada Fit, Brigadeirão de Biomassa de Banana Verde, entre outros. Desejo a todos Feliz Natal e um excelente Ano Novo! Que 2017 seja um ano prospero e renovador para todos nós! Obrigada a todos que me acompanharam durante o ano! Meu muito obrigada pelo carinho!

 (*) Nutricionista e consultora


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem