Receitas funcionais para o Natal

Saiba como manter a boa forma no período das festas de fim de ano



Couscous de arroz integral (Divulgação)

por Vitor Gonçalves
O Natal está chegando, e é quase impossível fugir das mesas fartas, sempre repletas de delícias. Para não exagerar durante as comemorações das festas de fim de ano, e, ao mesmo tempo aproveitar e manter a boa forma, as receitas funcionais estão entrando nos cardápios de várias famílias, sendo o escape para que ninguém fique com um “peso a mais” na consciência.
Apostando em uma ceia saudável, com uma menor quantidade de calorias e recheada de ingredientes funcionais, a chef de cozinha Sandra Antunes, desempenha seus trabalhos profissionalmente há seis anos, e, através de um pequeno problema, teve a ideia de criar uma rabanada mais leve e sem lactose, para o Natal.
“Uma das minhas filhas é intolerante à lactose, e adora comer rabanada no Natal. Então, consegui criar uma que, além de ser saudável, não possui a necessidade de utilizar o leite de vaca. A partir daí, fiz a rabanada com a utilização de leite de amêndoas, grelhando a mesma no óleo de coco” –, contou. Fazendo dessa forma, pelo segundo ano consecutivo, a chef explica alguns benefícios da nova receita.
Ela possui menos açúcar e bastante gordura benéfica, proveniente do leite de amêndoas e do óleo de coco, ficando mais leve e fácil para digerir, além da ausência de lactose.
Além da rabanada, Sandra ainda desenvolve outra receita funcional, dessa vez, para atender a outra filha que é vegetariana.
“Acabei substituindo a farofa pelo Couscous de Quinoa e Couscous de arroz integral, com ervas frescas e pimenta rosa. Comecei ir para essa área de comidas saudáveis e funcionais devido às mudanças alimentares em minha casa. A partir desse momento, cresce a preocupação com o que comemos. Então, como eu já gostava muito de lidar com ingredientes naturais e alimentos de verdade, paramos de consumir coisas processadas ou enlatadas, que de jeito nenhum entram mais na minha cozinha –,” relatou.
Para a chef, principalmente nessa época do ano, acontecem muitos desperdícios. Por isso, o ideal é aderir ao movimento de resgate da comida de verdade e caseira.

“Precisamos pensar em sustentabilidade e reciclagem na gastronomia, que gera qualidade de vida. No meu caso, sigo a linha contemporânea, onde a minha cozinha consegue se conciliar com qualquer outra mundialmente –,” concluiu.

RECEITA DA CHEF SANDRA ANTUNES
Rabanada Funcional



Ingredientes
2 Pães de Rabanada em fatia
500ml de leite de Amêndoas
100gr de açúcar Demerara
50ml de óleo de coco para grelhar

Cobertura
50gr de açúcar mascavo
30gr de canela em pó

Modo de preparo
Corte os pães em rodela (grossura de aproximadamente dois dedos), adoce o leite de amêndoas (saborizado com uma colher de sopa de baunilha natural) com o açúcar demerara. Em seguida, umedeça a rabanada, grelhe no óleo de coco e arrume na travessa, polvilhando com canela e açúcar mascavo.
Observação: essa rabanada não leva ovo, pois, além de ser funcional/light, também é uma rabanada vegana, não levando nenhum ingrediente de derivado animal.

(*)Repórter Jornal Petrópolis em Cena


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem