Alimentação saudável no período das férias

Presentes na cozinha brasileira, as Pancs ainda não são consumidas com frequência por falta de conhecimento


 Macarronada de abobrinha e cenoura com azedinha e frango com cúrcuma

por Vitor Gonçalves*
Após o encerramento das festas de fim de ano, a comida permanece sendo farta no período das férias. Em consequência disso, muitos já começam a “sentir o peso” de toda a alimentação não tão adequada após as comemorações. Para contornar toda a situação, surge nos quintais de muitos brasileiros as chamadas plantas alimentícias não convencionais (Pancs), altamente nutritivas, que podem contribuir com uma alimentação saudável e equilibrada.
A Panc, que pode ser encontrada facilmente em diversos locais, possui diversas espécies, que a maioria das pessoas não se dá conta da sua função alimentar. Denominados como matos que crescem espontaneamente em áreas externas, muitas são consideradas daninhas, sendo retiradas sem qualquer utilização posterior.
De acordo com a chef de cozinha Mônica Werneck Sangali, do Grão do Rocio, o Brasil é um dos países mais ricos em plantas no planeta, embora seja um dos que menos consome esses tipos.
- Precisamos quebrar paradigmas e fugir da monotonia. Mato também é comida e bem nutritivo. Em Petrópolis possuímos variados tipos de plantas alimentícias não convencionais, como por exemplo, Dente de Leão, Peixinho, Tanchagem, Lírios do Campo, entre outros – especificou.
Mônica ainda detalhou uma das plantas que mais gosta: a Ora-pro-nóbis.
- Sua flor é ornamental e só sobrevive um dia apenas. Se a pessoa tiver um pé dessa planta, precisa ficar atento para fazer o registro dela, que acontece sempre entre janeiro e abril. O fruto é espinhoso, mas seus espinhos soltam com facilidades e o sabor compensa qualquer sacrifício, sem falar que é muito rico em vitamina C.
Entre as diversas espécies de Pancs, a chef destacou suas principais características.
- Muitas são consideradas proteínas de alta qualidade, e seu valor nutricional é muito rico. Elas possuem as vitaminas A, B e C, aumentam a imunidade do corpo, previnem câncer de útero e intestino, além de reduzir o nível de colesterol e diabetes.

Junção da gastronomia e as Pancs
Mônica, juntamente com grandes nomes da cozinha em Petrópolis, como os chefs Adriana Marquese, Roberto Duarte e Barão Vieira, participaram do “Primeiro encontro em Petrópolis da junção da gastronomia e os Pancs”. No evento, cada um apresentou um prato e suas pancs preferidas.
- O meu foi uma salada maravilhosa do coração da bananeira com várias plantas alimentícias não convencionais, entre elas o pesto e o picles do fruto da ora pro nobis – contou Mônica.
Na última edição do Petrópolis Gourmet, a chef também ministrou uma oficina sobre o tema, fazendo o prato “ceviche de coco com pancs”.
- Existem mil possibilidades de mesclarmos saúde no prato. Basta agregar na gastronomia de qualidade, os verdadeiros orgânicos. As pessoas em casa devem aproveitar e aprender a colher de sua horta ou jardim aquilo que tem de melhor. Sair da monotonia do alface e rúcula da geladeira, tornando o mês de janeiro bem mais saudável – disse.
Entre as diversas receitas, a chef traz alternativas, como brownie de biomassa de banana verde, ceviche de coco e pancs, picles do fruto de ora pro nobis, flores pancs, salada de coração da bananeira, salada de pancs e macarronada de abobrinha, cenoura com azedinha e frango com cúrcuma.

Plantas alimentícias não convencionais
- Tanchagem: impossível enumerar seus benefícios Entre os mais comuns, limpa o sangue, combate a diarréia, é cicatrizante e anti-inflamatória. Além disso, combate a asma e sinusite. Outra sugestão é fazer um suco das folhas, e em seguida, empanar com farinha de banana verde. Após serem fritas, se tornam um delicioso petisco.
- Coração da bananeira: Mangaras. Rico em vitamina reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue.
- Banana verde: é uma Panc que se transforma em biomassa de banana verde. Rico e poderoso cicatrizante, podendo prevenir o câncer de intestino, além de diminuir a ansiedade. Vale lembrar, que a flor banana rosa, além de dar uma linda ornamentação, também é comestível. Suas flores fritas ficam crocantes, servindo como petisco.
- Hibisco colibri: o mel desta flor trata a inflamação e fortalece o sistema imunológico. Ainda pode-se fazer uma geléia.
- Lírio do campo: suas raízes são suculentas e seu sabor lembra o gosto de milho verde. Pode ser usada como substituta do gengibre. Suas flores são antioxidantes e geralmente florescem em dezembro e janeiro. Além disso, é anti-inflamatória.
- Maria-sem-vergonha: lembra a capuchinha, e é excelente para ser utilizada em saladas, além de colaborar na ornamentação.
- Pimenta rosa: campeã no quesito cozinha é rica em diversos minerais e proteínas. Suas folhas utilizadas medicinalmente são excelentes para combater fungos e bactérias.
- Lírio amarelo: possuem antioxidantes, sendo ótimas para saladas e sopas.
Todas as plantas citadas são facilmente encontradas em Petrópolis. Entretanto, é recomendável fazer uma consulta ao médico antes de consumir as Pancs.
Chef Monica Werneck Sangali criou uma receita de Ceviche de Coco com Pancs. Acompanhe.

Receita de Ceviche de Coco com Pancs

Ingredientes:
Usar a poupa de um coco ou duas dependendo de seu tamanho;
4 colheres de sopa de azeite extra virgem;
3 nabos;
1/2 manga Tomy;
200 a 300ml de água de  coco;
1 rodela de gengibre;
1 colher de sopa de molho de ostra;
Opcionalmente pode usar picles de ora pro nobis;
Opcionalmente pode usar cupuaçú poupa;
1 cebola pequena roxa;
2 pimentas de dedo de moça pequena ou 1 grande sem semente;
1 colher de sopa de pimenta rosa;
Sementes de girassol ou amêndoa picada para servir;
Tomilho e menta fresca (pode substituir pelo hortelã do mato);
Tomilho fresco;
Noz moscada.

Modo de preparo:
Abrir o coco e retirar a água. Fazer uma marinada. Misture a pimenta fatiada fininha em pequenos pedaços. A cebola fatiada bem fininha e a manga em quadradinhos devem ser juntadas ao azeite e o gengibre ralado. Picar o cupuaçu em pequenos pedaços. Juntar a água de coco.
Suco 1/2 limao.
O ideal é que fique marinando por 30 minutos para que o sabor seja apurado.
Fatiar os nabos ao meio, tipo meia lua bem fininhas. Cortar grosseiramente o coco e deixar ele na água de coco para não oxidar. Retirar os caroços e cascas do picles. Juntar tudo na marinada e acrescentar a menta. Corrigir o  sabor, se necessário.
Colocar nas tacinhas as pétalas das marias-sem-vergonhas coloridas e a pimenta rosa. Use para finalizar com o endro e um fio de azeite. Acrescente as sementes de girassol ou castanhas picadas para da uma crocância. O ideal é que seja feito e consumido logo em seguida.
Ótimo receita para o verão e uma opção de receita funcional.


Serviço
Chef Werneck Sangali
Estrada do Rocio, 1970-2142, Fazenda Inglesa.
Telefone: (24) 2291-5585

(*)Repórter


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem