Perfil do Chef: Roberto Duarte de Souza

Chef Roberto Duarte de Souza: "Cozinha e 20% inspiração e 80% transpiração"


O petropolitano Roberto Duarte de Souza (foto) começou desde cedo a se encantar pela gastronomia. Ele contou ao Caderno de Gastronomia do Jornal Petrópolis em Cena que começou a trabalhar lavando panelas no Restaurante Faraona, em Itaipava. Depois, passou pelo Parador Santarém, Bontempo Resort, Vale das Videiras, Locanda e, atualmente, chefia a cozinha do Restaurante da Bohemia. E lá se vão mais de 20 anos atuando naquilo que mais gosta.
Amante assumido da cozinha italiana, é ‘expert’ no preparo de massas e risotos, mas também é envolvido com a difusão da cultura Panc – Plantas Alimentícias não convencionais. Confessou pretende abrir seu próprio restaurante e que gostaria de preparar um prato para ninguém menos que Paul Bocuse, um dos mais relevantes cozinheiros da França, criador do “nouvelle cuisine” e detentor do título de melhor chef do século 20. Agora você conhece mais sobre chef Roberto.

Qual a maior qualidade que um chef deve ter: humildade

Qual a influencia em sua profissão: influência italiana por conta de começar em um restaurante italiano. Amo a culinária italiana.

Um (a) chef de cuisine que admira: admiro muito o chefe Danio Braga

O prato que mais gosta de preparar: gosto muito de preparar massas e risotos

Comida afetiva: o bolo de fubá cremoso da minha mãe e a torta de bacalhau do Natal de todos os anos

Prato preferido: arroz feijão e ovo bem mole

Sobremesa: pudim

O que não comeria jamais: eu comeria de tudo se for pra experimentar.

Um desafio: a cozinha é um desafio diário.

Ingrediente que não pode faltar na sua cozinha: o ingrediente que não pode faltar na minha cozinha é o amor a profissão.

Qual o ingrediente que para você ‘salva’ qualquer prato? Sal

Cozinhar é... vida, reunião de amigos e familiares.

Quem você gostaria degustasse um de seus pratos?  Gostaria de fazer um prato para o Paul Bocuse.

Um sonho: abrir meu restaurante.

Roteiro gastronômico (o que indicaria para as pessoas degustarem na cidade) – os restaurantes do Centro Histórico e, claro, o Restaurante da Cervejaria Bohemia.

Que mensagem deixaria para quem deseja se tornar chef: Para quem quer ingressar na gastronomia eu digo que é uma profissão muito bonita, mas vem com coragem porque o caminho é longo e não existe glamour.


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem