À mesa com as tradições

A Páscoa é uma data repleta de simbolismo (Divulgação)

Quando falamos em Páscoa é impossível não se pensar na questão gastronômica e culinária desta data, que envolve o aspecto religioso e repleto de simbolismos. Muito embora a primeira coisa que nos venha à mente seja o chocolate, representado pelos famosos ovos de Páscoa, há uma série de tradições culinárias que revelam um extenso cardápio de pratos típicos tanto aqui no Brasil quanto no mundo, conforme relata o escritor Luis Perossi. Embarque agora nesta viagem gastronômica.

1-Cordeiro
Tido como o mais antigo símbolo da Páscoa, o cordeiro figura como o prato principal no domingo de Páscoa em diferentes povos e regiões do mundo, principalmente entre os judeus, europeus e árabes. Tal predileção se justifica exatamente pela sua simbologia cristã, representando os sacrifícios de Jesus Cristo e o próprio Cristo. Dentre as variações deste prato, destacamos o pernil de cordeiro assado, típico na França, por exemplo, onde costuma ser servido com tomates e feijão branco cozido. Em Itaipava, a Delicatessen Antenor & Filhos trabalha com cortes especiais.

2-Bacalhau

Prato tradicional da gastronomia portuguesa, o bacalhau encontrou no Brasil uma fortíssima tradição principalmente na Páscoa, onde é sem dúvida, o prato mais requisitado e saboreado pelas famílias. Há inúmeras maneiras de se preparar o bacalhau e o restaurante Mr. Grill vai preparar várias versões. (Reprodução)

3-Alfajor
No Brasil este doce é conhecido como “Bem-Casado”. Tradicionalmente chamado de alfajor, se trata de uma receita bem popular e típica de países ibero-americanos, tais como Espanha, Argentina, Uruguai, entre outros. Se trata de uma massa em camada folheada e recheada coberta com chocolate. Em Petrópolis, a Dona Carmô domina a arte do doce.

4-Peixes Diversos 
Não é só o bacalhau que ocupa lugar de destaque na Páscoa, seja na sexta-feira santa ou no domingo de Páscoa, outros tipos de peixes surgem como alternativa para substituir a carne vermelha e o próprio bacalhau. Salmão grelhado, defumado, ou até mesmo cru, como reza a culinária japonesa, por exemplo, é muito bem-vindo à mesa. Além do salmão, atum, sardinha, linguado e truta são excelentes opções. A chef Sonia Carvalho (Serra Delicias) vai preparar cardápio especial de congelado para ser entregue em domicílio.

5- Colomba Pascal
Ela acompanha lado a lado as tradições de Páscoa junto com os ovos. A Colomba Pascal é aquele pão recheado e doce, no formato de uma pomba, referência direta ao símbolo da eucaristia. O sucesso é tanto que a Colomba Pascal corresponde à Páscoa o mesmo que o panetone no natal. A receita de família é elaborada na Panificação D. Laura com muita procura neste período.

SAINDO DO FORNO 
Saiba onde encontrar produtos e serviços em Petrópolis
Se você procura por praticidade aliada ao sabor e qualidade, saiba onde encontrar e encomendar delícias para a Semana Santa e Páscoa em Petrópolis.

CABRITO. Considerada um luxo como poucos na gastronomia a carne, que é sinônimo de sofisticação e sabor marcante,  pode ser encontrada na Delicatessen Antenor & Filhos, que fica na Estrada União e Indústria, 12.273, em Itaipava. Informações: (24) 2222-1482.

BACALHAU. O restaurante Mr. Grill, mantendo sua tradição, elaborou cardápio que será servido durante o período da Semana Santa. Bacalhoada, Bacalhau com alho poro ao gratan, Bacalhau espiritual, Torta de bacalhau, Salmão grelhado com molho de maracujá, além da famosa canjica. Esses pratos também podem ser encomendados para seu almoço de Páscoa. Rua Alencar Lima 35, loja 9, centro. Informações: (24) 2237-1871.

ALFAJOR. A empresa Dona Carmô é fabricante do doce e vários pontos nos arredores de Itaipava comercializam, dentre eles o TM Coffee, no Shopping Vilarejo (Estrada União e Indústria 10.035, lj). Informações: (24) 9932497779.

PEIXES DIVERSOS. Chef Sonia Carvalho, da Serra Delicias, trabalha com congelados que fazem a diferença. Para datas especiais, ela capricha ainda mais no cardápio. A lista inclui: Bacalhoada com batatas ao murro, Risoto de camarão, Salada de bacalhau com azeitonas, Filé de linguado ao molho tártaro, Arroz de coco, Moqueca de peixe com camarões e banana da terra e lascas de coco, Bacalhau com arroz negro e banana caramelada, entre outros. Somente por encomenda. Informações: (24) 2243-7947, 98132-7321.

COLOMBA PASCAL. O Doce de Páscoa é fabricado na Panificação D. Laura, que também preparou uma linha de produtos para a ocasião com bolos, pães especiais, doces (dentre eles o Pastel de Belém). Encomendas de salgados e tortas também podem ser feitas. Rua Montecaseros 116/120, Centro. Informações: (24) 2231-6255.






Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem