Trufas: negócio lucrativo o ano inteiro


O chocolate é o carro-chefe das trufas. Escolha o melhor (Divulgação)

Simples, rápidas e tendo o chocolate como protagonista, as trufas são sucesso por onde passam. Consideradas um símbolo refinado de cortesia, tornam-se infalíveis para quem quer receber bem em casa e estão sempre na moda.
De fácil preparo, o doce também pode ser uma ótima alternativa para obter renda extra e ajudar no orçamento. É um produto que está em alta, pois sempre haverá festa de aniversário, batizado, casamento, formatura e outros eventos festivos. Para saber mais sobre o doce, consultamos quem entende do assunto: Chef Isabel Pinhão, do Chalé do Chocolate (Fábrica de Chocolate Petrópolis).
 “Fazer trufas para vender tem suas vantagens. São práticas de produzir, não é preciso um alto investimento e os ingredientes podem ser encontrados com facilidade”, explica.
Segundo a chef, um dos segredos da trufa é a utilização produtos de boa qualidade, principalmente o chocolate.
“Nunca economize na hora da compra, não ponha em risco sua receita utilizando ingredientes de segunda. Vender trufas é um negócio que tem tudo para dar certo”, finaliza. 
Ficou com vontade ou deseja começar a fabricar para vender? Confira a receita da Chef Isabel.

Trufa de Chocolate com Rum

Ingredientes:
150g de Creme de leite sem soro
180g de Chocolate meio amargo
130g de Chocolate ao leite
1 Colher de sopa de rum

Preparo:
Derreta o chocolate em banho maria. Acrescente o creme de leite aquecido a 63ºc e o rum. Mexa sem parar até obter uma mistura homogênea.
Leve a mistura à geladeira por no mínimo 10h.
Retire da geladeira e faça bolinhas

Cobertura:
Derreta 500g de chocolate meio amargo
Depois de mergulhar as bolinhas, polvilhe com cacau em pó.

Dicas da Chef:
Derreter o chocolate no microondas na potência média por 3 minutos
Pode polvilhar também com castanhas picadinhas ou raspas de chocolate de sua preferência

Origem
As trufas de chocolate surgiram no século XIX, na Áustria, por um erro do chef patissier da corte, enquanto preparava uma sobremesa para um príncipe russo.
O doce fez um enorme sucesso entre os ilustres convidados. Após esse acontecido, o chef patissier tentou, por vários dias, repetir o erro. Até que conseguiu a receita dessas jóias de chocolate. Desde então, a trufa é considerada um dos bombons mais sofisticados do mundo.
O doce foi batizado com esse nome em homenagem ao fungo túbere ou simplesmente trufa, que tem um aspecto parecido com o doce e é consumido pelo homem há milênios.
As primeiras trufas de chocolate eram produzidas com uma massa a partir de chocolate nobre, creme de leite, glucose e conhaque, e depois eram banhadas em cacau em pó, parecidas, realmente, com a verdadeira trufa tirada da terra.
Porém, apesar de deliciosa, a durabilidade dessa trufa era muito pequena. Então, as trufas começaram a ser banhadas em chocolate, e a durabilidade passou de um para aproximadamente vinte dias.
Depois começaram a ser feitas nas formas de bombons, os bombons trufados, que pode ter recheios variados, como trufa de maracujá ou prestígio.



Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem