Dia de Reis: bolo inspirado na tradição portuguesa

Bolo de Reis

A data oficial para o fim das festividades natalinas é 6 de janeiro, Dia de Reis. Segundo a tradição portuguesa, os três reis magos chegaram, guiados por uma estrela, a Belém, onde estava Jesus. Nesta data, as pessoas costumam tirar os presépios, desmontar a árvore de natal e servir um bolo recheado com frutas cristalizadas para toda a família.
– A tradição diz que uma surpresa deve ser escondida dentro da iguaria: cruz, moeda, dedal, santinhos e até anel, todos simbolizam algo –, conta a chef Adriana Marchese, autora desta receita maravilhosa que dividimos com os leitores nesta primeira edição do ano.

Bolo de Reis

Ingredientes:
200gr de manteiga em temperatura ambiente, 400g de açúcar mascavo, 4 ovos em temperatura ambiente, 1 colher de sopa de suco de laranja, 1lata de leite condensado, 240 gr. de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento em pó, canela e noz moscada a gosto, 1 pitada de sal, 350 gr. de frutas secas e passas. Castanhas cerejas e nozes para decorar.

Cobertura:
2 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro, 2 colheres de sopa de leite quente, raspas de limão 3 colheres de sopa de suco de limão.

Modo de fazer massa:
Pré aqueça o forno a 170 graus, unte e enfarinhe uma forma com furo no meio de 30cm. Bata a manteiga com o açúcar em velocidade média alta até ficar bem cremosa. Diminua a velocidade para o mínimo e vá acrescentando os ovos desmanchados com o suco de laranja, aos poucos, batendo bem entre cada adição, para não separar a massa. Agora acrescente o leite condensado e misture bem. Retire da batedeira e misture a farinha peneirada com o fermento, o sal, a canela e a noz moscada aos poucos. Acrescente as frutas, as passas e vá incorporando delicadamente. Leve ao forno por 1 hora aproximadamente (teste com um palito) Espere esfriar para desenformar e colocar a cobertura do glacê real, as cerejas, castanhas e as nozes.

Modo de faze cobertura:
Misture bem todos os ingredientes e vá espalhando sobre o bolo e decorando do seu jeito!

– Não se esqueça de colocar alguns brindes dentro! Isso é o que garante a magia desse bolo. Bom apetite!-, finaliza. 

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

1 Comentários

  1. A qualquer hora qualquer dia terei o prazer de experimentar... Gratidão pela receita!!! Parabéns Adriana pelas delícias que faz!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem